ERROS COMETIDOS NO CASAMENTO

O caráter e a consistência de um homem produzem impressões de longo prazo sobre aqueles ao seu redor.

Não importa se o nosso círculo de influência se é grande ou pequeno; se causarmos boas impressões em uma pessoa de cada vez, podemos transformar uma família, uma comunidade, uma nação.

Dependendo das suas escolhas na vida, existem três relacionamentos de longo prazo em que os outros irão enxergar você como um exemplo: ser um marido exemplar, um pai exemplar, e um mentor exemplar.

Os homens geralmente já têm dificuldade com relacionamentos em si, mas ainda mais quando o relacionamento é com sua esposa.

Nós tateamos no escuro, vivendo com aquela pessoa que tem uma visão do mundo totalmente diferente e possui um conjunto de emoções totalmente diferente do nosso.

1 Pe  3:7

Existem algumas coisas que você tem que entender sobre a sua esposa.

SI 128:3 diz sobre um homem que entende e cuida de sua esposa: “Sua mulher será como videira frutífera em sua casa”.

Isso literalmente significa “uma flor no centro da sua casa”: Ela será tão feliz sendo casada com você que irá florescer bem no centro do seu lar. Apesar de você ser o líder da sua família, ela controla o ambiente. Em outras palavras: Se sua esposa não estiver feliz, ninguém ficará feliz!

A questão é: como fazer a minha esposa  feliz? Quais são as coisas que fazem uma esposa feliz e frutífera ao invés de uma esposa ferida, amarga, derrotada e triste? Muito disso tem a ver com o que você entende sobre ela.

Você quer sua esposa feliz? Evite cometer sete erros em seu  casamento

INSEGURANÇA FINANCEIRA

Talvez você não saiba o quanto a segurança financeira é importante para sua esposa. Ficamos totalmente relaxados, uns acham que Deus iria suprir todas as nossas necessidades. Outros acham que vão suprir, eles mesmos, as suas necessidades.

A esposa, por outro lado, normalmente fica constantemente nervosa e preocupada sobre a segurança financeira. Uma mulher é atraída pela sua segurança.

Quando ouve barulho à noite, ela vira e cutuca você para dizer que acabou de ouvir algo dentro de casa.

Geralmente, os homens não sentem insegurança sobre finanças. Eles pagam as contas da casa e não se preocupam tanto quanto as mulheres.

A esposa, no entanto, está sempre preocupada com as finanças. Ela quer saber não apenas de onde esse pagamento está vindo, mas também de onde o pagamento dos próximos três meses está vindo.

Você diz para ela, relaxe. O único problema é que ela não consegue relaxar.

A solução? Tenha uma Poupança, tenha um de seguro de vida, se possível um plano de saúde.

Quando ela ver que você está comprometido a prover segurança financeira a longo prazo para ela e seus filhos, ela o irá agarrar, abraçar e beijar você.

SOLIDÃO

Uma esposa tem sua necessidade de relacionamento contínuo, profundo e íntimo com seu marido. Muitas esposas se sentem solitárias!

Você já parou para pensar que sua esposa quer conversar com você quando chega do trabalho? Ela quer falar sobre o dia que ela teve, quer ouvir sobre o seu.

É possível estar na companhia dela sem ser o companheiro dela. Talvez os seus pensamentos devaneiam quando você chega em casa.

Talvez você seja um faz-de-tudo com uma centena de projetos sendo resolvidos na sua mente ao mesmo tempo. Ela se senta tentando ter uma conversa íntima com você.

Ela se casou com você por companheirismo, para ter alguém com quem ela pudesse conversar sobre coisas inteligentes, seus sonhos e suas dificuldades. Ela não quer que seu marido seja apenas alguém que resolve problemas.

Ela precisa mais de você, além de consertar coisas. Ela precisa do seu amor, o que envolve ser um bom ouvinte e um bom parceiro para ela.

Quando ela começa a falar sobre um problema ou uma frustração, não a interrompa com uma solução de três partes! Sem companheirismo genuíno, com tempo, os sentimentos românticos no início do casamento podem se tornar frios e secos.

Ela fica ressentida porque parece que ela não é nada além de uma colega de quarto ou um objeto sexual.

A maioria de nós passa a maior parte do nosso tempo no nível mais baixo de conversa – o tempo, o que aconteceu no trabalho, e assim por diante.

Porém, existem níveis mais altos disponíveis: opiniões, sonhos, medos, e muito  mais. Façam caminhadas juntos em que você escuta tudo que ela tem a dizer, sem simplesmente interrompê-la para “consertar”.

E quanto à sua esposa? Será que ela não merece uma mudança radical da sua parte em que o seu foco nela é o mesmo de quando vocês namoravam?

Quando a sua esposa percebe que você verdadeiramente adora passar tempo íntimo de qualidade sozinho com ela mais do que qualquer coisa no mundo, ela irá começar a se abrir como uma flor florescendo porque você criou um espaço seguro para  ela.

Se você é como a maioria dos homens, essa é uma área em que você irá trabalhar pela vida toda, especialmente durante épocas em que você estiver incrivelmente ocupado. No entanto, simplesmente ter o conhecimento do profundo desejo dela de compartilhar a vida com você toda hora e todos os dias pode revigorar o relacionamento de vocês.

FALTA DE ROTINA

Interrupções deixam uma esposa infeliz. Alguém inevitavelmente envia uma mensagem de texto, liga, ou bate à porta, ou você tem que sair de repente.

Se você não estabelece limites sólidos com outras pessoas e não aprendeu a dizer não, ela irá começar a sentir que a sua vida é “aberta para negócios” vinte e quatro horas por dia e ela é deixada em segundo lugar.

Interrupções atropelam a rotina, e a sua esposa precisa ter uma sensação de regularidade e um sistema de vida.

Horários de refeições, momentos de devocional, hora de ir para a cama, e noites em família têm que se tornar uma rotina de vida que se protege contra interrupção. Interrupções irão acontecer, mas você tem que recusá-las quando estiver em casa com a sua esposa.

PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO

O tipo de comunicação abordado aqui é diferente do item dois (solidão). Tem a ver com a sua esposa poder conversar com você livremente sobre as frustrações e observações que tem quanto à você.

Uma mulher precisa respeitar seu marido. Ef. 5.33 – … e a mulher trate o marido com todo o respeito.  Comentários desrespeitosos e incisivos sobre o nosso caráter não serão bem recebidos! Nós sabemos que temos aspectos não resolvidos em nosso caráter, mas o desrespeito não nos ajuda a mudar.

Se a sua esposa é como a maioria, ela genuinamente quer conversar com você sobre algumas coisas que ela não gosta ou não respeita sobre você. Talvez seja sobre a manutenção da casa, como você tem tratado os filhos, como você tem chegado tarde, como você trata uma vizinha.

Pode ser sobre uma centena de coisas que a tem chateado ao conviver com você. Ela o conhece mais do que qualquer outra pessoa no planeta, mas ela ama você. Ela torce por você. Quando você avança, ela avança.

Você tem que deixá-la ser o seu espelho na vida porque ela está tentando lhe dizer o que centenas de outras conseguem enxergar e se perguntam por que você ainda não fez nada para mudar.

O nosso maior problema é nossa atitude defensiva. Quando a esposa traz à tona algum problema no nosso caráter, nós  conseguimos imediatamente virar a situação tentando demonstrar  que o resultado do comportamento dela  é que me fez ser do jeito que eu sou!

Frustrada e desesperançosa, ela deixava o assunto pra lá.  Não seja defensivo. Deixe a sua esposa  ajustar  você.

Deus lhe deu a sua esposa para ser a sua ajudadora e parceira. Ela pode lhe tornar um homem muito melhor do que você é agora – Gn 2:18.

Estamos falando sobre mudança verdadeira e séria, um foco profundo em ajustar as questões sobre as quais ela finalmente teve coragem de conversar com você.

Quando você fizer isso, ela se sentirá válida e sentirá que você a ama o bastante para fazer o que for necessário.

DESONRA

Você tem honrado sua esposa?

Homens andam dez passos na frente de suas esposas. Eles sequer se importam onde elas estão. Quando elas entram numa sala, eles sequer olham para elas. Quando chegam perto de uma porta, eles passam e largam a porta nelas.

Costumam tratar bem os amigos, colegas de trabalho, mas tratam com pouco caso suas esposas.

Caminhe ao lado da sua esposa, abrindo todas as portas para ela. Quando andarem até o estacionamento, dê a volta para o lado do carona, abra a porta. Trate-a  como  se ela fosse a rainha  do mundo.

1 Pe 3.7 –  e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e coerdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

A forma como você está honrando (ou desonrando) a sua esposa pode estar afetando a forma como as suas orações estão sendo respondidas por Deus.

Faça além do normal para dar-lhe honra e respeito.

DESCONFIANÇA

Confiança é crucial num  casamento. A esposa precisa sentir transparência e honestidade de seu marido. Se ele é desonesto, manipulador e antiético, ela perde o respeito por ele.

Um homem da Promessa cumpre sua palavra com sua esposa. Ele cumpre seus compromissos, até mesmo os mais simples.

Você tem que ser um homem que mantém distância de qualquer outra mulher além dela.

Quando uma esposa deixa de ter certeza da devoção total de seu marido, uma tristeza profunda envolve sua vida. Preste conta totalmente à sua esposa: em questões financeiras, fiscais, viagens e todas as outras áreas da vida.

Não tenha segredos  com ela. Nunca  minta  para  ela. Passe por cima do constrangimento de contar a verdade sobre os seus erros.

FALTA DE PROTEÇÃO

Rt 3:9

Boás representava proteção do perigo, da necessidade e da destituição. Rute precisava de uma “capa”, cobertura, alguém que se colocaria entre ela e a vida quebrantada que ela estava enfrentando sem ele.

Uma mulher quer ter cobertura. Não deixe sua  esposa se defender sozinha! Em casa, na igreja, no supermercado, proteja-a de todo embaraço ou situação difícil na vida dela.

Assim como um policial, dê cobertura à sua esposa; não a sufoque. Dê espaço para que ela floresça e prospere enquanto você lhe oferece  cobertura.

Isso é tudo que ela precisa saber, que você a está guardando, protegendo, e está disposto a entregar a sua vida, se necessário, para defendê-la.

Se você quer ser um homem exemplar, tudo começa em casa. Se você oferecer à sua esposa segurança financeira, companheirismo, rotina, comunicação, honra, confiança e proteção, ela irá amar você pelo resto da sua vida.