A JORNADA PARA SER UM HOMEM DE VERDADE – MENSAGEM DE ABERTURA

Pv 20.5 – Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los.

 Eva foi criada dentro da beleza verdejante do jardim do Éden. Mas Adão foi criado fora do jardim. Tal fato está registrado de forma muito clara em  Gn 2.5-8: O homem nasceu nas partes indomadas da criação. Somente depois disso ele foi levado para o Éden.

Desde então, os meninos nunca têm ficado dentro de casa, e os homens têm tido um desejo insaciável de explorar as coisas à sua volta. Desejamos retornar; é quando a maior parte dos homens se sentem vivos.

A aventura, com todos os seus perigos e estado selvagem indispensável, é um desejo profundamente espiritual escrito na alma do homem.

Há no fundo do coração do homem algumas perguntas fundamentais que simplesmente não podem ser respondidas na mesa da cozinha. Quem sou eu? Do que sou feito?

Para o que estou destinado? É o medo que mantém o homem em casa, onde as coisas estão arrumadas e organizadas e sob o seu controle. Mas as respostas para estas perguntas profundas não deverão ser encontradas ali.

A verdadeira essência do coração dos homens tem sido mal interpretada.

Você tem mantido suas promessas, tem sido um líder espiritual, conversa com a esposa ou tem criado bem seus filhos?

A sociedade em geral diz que não, que precisamos tentar mais, precisamos ser mais gentis, mas será que é só isso?

Você se satisfaz sendo apenas gentil?

Esta busca somente à gentileza é a razão de haver tantas mulheres cansadas e solitárias, tantos filhos sem pais, e tão poucos homens em volta.

Isso tem tirado os sonhos do coração dos homens e dito a eles para apenas representar o papel falso de homem.

O que Ele colocou no coração masculino? Em vez de perguntar o que você acha que deveria fazer para se tornar um homem melhor.

“O que o faz sentir-se vivo?” “O que agita o seu coração?” A jornada com que nos deparamos agora está voltada a uma terra que é estranha para a maioria de nós. Devemos rumar para um campo que não possui uma trilha clara.

No interior de seu coração, cada homem deseja uma batalha para lutar, uma missão a cumprir. E esse é o propósito para o qual Deus o criou.

Precisamos de algo mais. Precisamos ser o que somos verdadeiramente – homens à imagem de Deus. Não podemos  ignorar o que é profundo e verdadeiro para o coração de um homem, seus reais anseios.

Somos pressionados a ser um bom marido/pai/ cristão/membro de igreja. São boas qualidades. Muitos homens são bem-intencionados, mas só isso não basta.

Se ficarmos apenas com isso o fracasso total é eminente. Não, precisamos de algo mais. Precisamos entender mais profundamente por que almejamos aventuras e batalhas, e a beleza – e por que Deus nos fez assim.

Também precisamos entender melhor por que as mulheres almejam ser conquistadas e amadas, e ser a beleza. Pois, da mesma forma, foi como Deus as fez.

A Jornada não deve ser feita Sozinho

É uma verdadeira jornada para entender como Deus criou o homem e o que Ele espera de nós.

A maioria de nós está trilhando “sozinho” nessa vida, mesmo quando essa nunca foi a intenção de Deus.

Os Planos de Deus

A vida não é um problema a ser resolvido; é uma aventura que deve ser vivida.

Os desejos de Deus para sua vida e os seus desejos devem estar alinhados.

Davi fez exatamente o que Deus queria que fizesse. Mas, qual foi a sua própria percepção da sua vida?

Ó SENHOR Deus, o rei está muito feliz porque lhe deste força; está muito contente porque o tornaste vitorioso. Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não desatendeste as súplicas dos seus lábios. Sl. 21:1-2

O motivo pelo qual Deus chamou a Davi era exatamente o que Davi queria fazer.

Deus não é o inimigo do desejo. Ele os coloca em nossos corações e os cumpre também.

Enquanto você fica diante de duas estradas, você vai achar dois obstáculos para abraçar a aventura, medo e mistério (o desconhecido).

Antes de embarcar na sua aventura, quais são seus medos? O que você faria com esses medos e o desconhecido?

Existem três escolhas:

  1. Recuar – Muitos de nós já temos feito isso nas nossas vidas, e rejeitaram a Aventura.
  1. Tentar achar uma fórmula que daria um senso de controle
  1. Simplesmente ir em frente com Deus

Um homem nunca será mais o mesmo depois de ter abraçado uma aventura que esteja além do seu controle, ou depois de ter entrado em uma batalha que não estava certo de vencer.

Nosso falso eu exige fórmulas e garantias de sucesso antes de agir. Tudo que ninguém encontrará.

Uma coisa que sabemos é que Deus nunca removerá o elemento de fé das nossas vidas. Andar com Ele sempre envolve risco. Por isso, seguindo Deus na Grande Aventura, se resume nesta pergunta, “VOCÊ CONFIARÁ EM MIM?”.

Pois o que Ele nos oferece não é nada menos do que Ele.

O problema com as fórmulas e os métodos do Cristianismo de hoje, é que eles removem as conversas reais com Deus.

COMO VIVER ESTA AVENTURA?

A única forma de viver essa aventura – com todos os seus perigosos e riscos (que são imensos e imprevisíveis) É através de um relacionamento íntimo e contínuo com Deus.

O controle que desejamos tanto é uma ilusão. É melhor que entreguemos tudo a Deus em troca da companhia que Ele oferece. Não existe fórmula nenhuma que vai te levar a intimidade com Deus.

Não deixe que as tentativas do inimigo de te enganar te impedir de cultivar algo especial com Deus. Nós não nos tornamos aliados de Deus durante uma noite, mas sim, durante uma vida.

Quando você começar buscar Ele, deixe a sua agenda no altar. É muito difícil ouvir a voz Dele quando você se recusa a ouvir qualquer resposta além daquela que quer ouvir.

Para ouvir um “sim” de Deus com clareza, temos que estar dispostos a ouvir um “não”.

Talvez começando essa jornada, tudo não é tão claro, mas com tempo, as coisas se esclarecerão. O que falta é mais intimidade com Deus.

UM CONVITE

Deus fez o coração masculino, colocou-o dentro de cada homem, e assim lhe oferece um convite: “Venha, e viva o que pretendi que você fosse”.

Este Curso não vai lhe ensinar  os sete passos para ser um cristão melhor, mas será como um safári do coração para recuperar a vida de liberdade, amor e aventura.  Ele ajudará os homens a terem seus corações de volta – e as mulheres também.